quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Educação a Distância

As modernas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram o surgimento de novos materiais para o ensino. Considerando o caso específico do uso do computador para o ensino, essa ferramenta oferece, por um lado, vantagens significativas na área educacional e, por outro lado, impõem alguns limites que precisam ser contemplados.

A Internet constitui neste momento um mundo paralelo ao mundo real, sendo a maior rede de computadores através da qual circula a maior quantidade de informação. É possível encontrar na Internet todo o tipo de dados e proceder a várias acções.

A Educação a Distância não é uma simples separação geográfica entre alunos e professores, mas sim, um conceito pedagógico, que descreve o universo de relações entre professor-aluno e que acontece quando alunos e professores estão separados no espaço e/ou no tempo. Este universo de relações pode ser ordenado segundo uma tipologia construída em torno dos componentes mais elementares deste campo - O autor concorda que educadores à distância possam utilizar e contribuir para a teoria e a prática da educação convencional, mas na situação à qual ele normalmente se refere como educação à distância, “a separação entre professor e aluno é suficientemente significativa para que as estratégias e técnicas especiais de ensino/aprendizagem por eles utilizadas possam ser identificadas como características peculiares desta linha de prática educacional.” (Moore, 1993:23).
Segundo o autor Moore é importante salientar que “diálogo” não se refere a qualquer tipo de interacção, seja negativa, positiva ou neutra. A aprendizagem dialogal tem papel central na pedagogia humanista, que o institui sem estruturas e sem fim predeterminado, exigindo parceria, respeito, calor humano, consideração, compreensão empática, sinceridade e autenticidade.

1 comentário:

zeladorpublico disse...

Concordo...

Tudo de bom para a autora do blog